MAROLDI CONTABILIDADE

Líder iniciante? Veja 5 formas de conquistar o respeito do seu time

Transição de um novato promissor para um líder respeitado é crítica, mas pode ser assustadora

Não é incomum que, em diversas profissões, chegue um momento em que os jovens talentos devem avançar e assumir papéis de liderança. Esta transição de um novato promissor para um líder respeitado é crítica, mas pode ser assustadora.

Em artigo escrito para a Entrepreneur, o CEO Murali K. Nethi listou cinco dicas para que jovens líderes que buscam conquistar o respeito de suas equipes passem de novatos inexperientes a chefes capazes e admirados.

1. Ouça primeiro, fale depois

“Um erro fatal que tenho visto muitos líderes emergentes cometerem é presumir que têm todas as respostas desde o primeiro dia e começar a ditar estratégias e políticas desde o início. O problema é que quando você bombardeia as pessoas com ordens e diretivas sem ouvir suas preocupações, ideias e perspectivas únicas, provavelmente perderá sua confiança e cooperação”, alerta Murali.

De acordo com ele, líderes verdadeiramente respeitados compreendem a importância de ouvir primeiro e falar depois e reconhecem que cada membro da equipe tem insights valiosos para compartilhar com base em suas experiências e pontos de vista distintos. 

O especialista sugere, então, priorizar ter muitas conversas individuais, nas quais perguntas ponderadas são feitas e pessoas tenham tempo para se expressarem totalmente, desde o início, antes de expressar suas próprias opiniões. “Isso demonstra que as opiniões deles são importantes e que você está disposto a aprender com eles”, comenta.

2. Proponha, não imponha

Especialmente quando se trabalha com veteranos experientes, é fundamental trazer as pessoas consigo, em vez de ditar de cima, orienta Murali. 

“Enquadre novas ideias como propostas de feedback, em vez de mandatos rígidos. ‘O que você acha de tentar o X?’ atrai mais adesão do que ‘Isso é o que estamos fazendo’. Quando as sugestões inevitavelmente forem rejeitadas, evite ficar na defensiva. Ouça as preocupações e incorpore conselhos sempre que possível. Você pode ajustar as propostas ao consenso entre gerações com ampla propriedade, com paciência e cuidado”, sugere.

3. Seja humilde

Outro erro comum que os novos líderes cometem, segundo o especialista, é demonstrar arrogância ou se comportar como se a sua posição os tornasse infalíveis. Mesmo os líderes mais experientes estão longe de ser perfeitos; todo mundo comete erros ou tem lacunas de conhecimento de vez em quando.

“Os líderes que conquistam profundo respeito de suas equipes se comportam com humildade. Eles admitem abertamente quando não sabem alguma coisa, tomaram uma decisão errada e precisam confiar na experiência ou conhecimento de outras pessoas. Eles não se preocupam em manter uma aparência de invencibilidade, mas se sentem confortáveis ​​em reconhecer sua humanidade. Essa humildade gera lealdade e confiança”, comenta Murali.

Para não cair na armadilha do pensamento, ele aconselha que as pessoas projetem autoconfiança e não tenham medo de dizer “não sei” ou “eu estava errado”. Além disso, é importante procurar mentores que possam fornecer conselhos sábios durante esses momentos. 

“E quando alguém apontar um erro, agradeça pela honestidade. A capacidade de ser humilde suaviza muitas transições difíceis para a liderança”, declara.

4. Lidere pelo exemplo

Como diz o velho ditado: “As ações falam mais alto que as palavras”. Para ganhar respeito genuíno, afirma Murali, é preciso dar o exemplo todos os dias.

“Isso significa que quando você espera que sua equipe vá além em um projeto, você deve trabalhar até tarde para chegar à linha de chegada. Ao exigir um comportamento ético, você deve demonstrar uma conduta incontestável. Se você deseja que as pessoas se mantenham otimistas durante momentos estressantes, você deve irradiar positividade e graça sob pressão. Somente praticando o que você prega você ganhará credibilidade”, declara.

O especialista ainda afirma que nada destrói o respeito mais rápido do que a mentalidade de “faça o que eu digo, não o que eu faço”. Impor regras rígidas ou expectativas de alto desempenho aos outros só funciona quando você mesmo as cumpre. “Ganhar respeito exige liderar desde a linha de frente, e não pregar do alto”, enfatiza.

5. Dê crédito aos outros, assuma a culpa

“Não há nada mais irritante do que um líder receber o crédito quando as coisas vão bem e culpar os outros quando vão mal. A abordagem oposta atrai profunda apreciação. Crie o hábito de destacar as contribuições dos colegas para cada sucesso. Ao mesmo tempo, assuma a responsabilidade pessoal pelos contratempos. Proteja a equipe de críticas e adversidades. Isso demonstra lealdade e cria confiança duradoura. Os líderes que compartilham os elogios e assumem a culpa ganham respeito duradouro”, orienta Murali.

Fonte: Administradores

https://administradores.com.br/noticias/lider-iniciante-veja-5-formas-de-conquistar-o-respeito-do-seu-time