A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos perante a Receita Federal ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Controlar gastos corporativos é um dos maiores desafios de gestores e empresários. Despesas inesperadas, compras não autorizadas e falta de acompanhamento contínuo podem comprometer o fluxo de caixa e afetar a lucratividade. No contexto contábil, um controle eficiente não apenas garante mais previsibilidade financeira, mas também reduz riscos fiscais e assegura a saúde do negócio.
A análise de demonstrativos contábeis é um dos pilares para compreender a saúde financeira e patrimonial de uma entidade. Para contadores, administradores e gestores, o processo vai muito além de verificar números: trata-se de interpretar, cruzar informações e identificar tendências que orientem decisões estratégicas.
O crescimento dos pequenos negócios no Brasil tem levado empreendedores a avaliar o momento certo de migrar do MEI ou do Simples Nacional. Embora a percepção comum seja a de que pagar menos imposto é sempre mais vantajoso, em alguns casos a mudança para regimes tributários como o Lucro Presumido ou o Lucro Real pode resultar em maior rentabilidade.
As empresas optantes pelo Simples Nacional — regime tributário que permite o recolhimento unificado dos tributos incidentes sobre a receita auferida pelas microempresas e empresas de pequeno porte — também serão impactadas pela reforma tributária.
A relação de vencimentos apresentada refere-se às obrigações de âmbito federal.